União Europeia responde positivamente a ambição antiga do setor com a atribuição de produto com Indicação Geográfica Protegida à Alheira de Mirandela.

 

O edil mirandelense e os produtores certificados de alheira falam numa vitória para o setor. Isto porque, depois de um longo período de espera, a Alheira de Mirandela já pode ser considerada um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Terminado o período de contestação, falta, apenas, a formalidade da publicação no jornal oficial da União Europeia da Proteção das Indicações Geográficas e DOP`s Agrícolas e dos Géneros Alimentícios.

A atribuição de IGP a um dos ex-líbris da região transmontana constitui um instrumento de qualificação que garante a origem e a qualidade do produto junto do consumidor e fortalece o agrupamento de produtores, consolidando a ligação entre produtor e consumidor e a consequente geração de valor através deste produto de qualidade.

Liderado pela Associação Comercial e Industrial, a defesa da Alheira de Mirandela tem sido um processo que tem contado com o apoio da autarquia e do Agrupamento de Produtores de Alheira de Mirandela. Também Adão Silva e José Silvano, dois deputados eleitos pelo distrito de Bragança, entregaram na Assembleia da República, a 8 de janeiro, um projeto de resolução com cinco medidas que serão determinantes para a recuperação total do setor e para a valorização do seu potencial económico. Um esforço realizado na tentativa de reverter os efeitos colaterais, após a divulgação nos media dos casos de botulismo, causados na sustentabilidade económica, na empregabilidade e na reputação dos produtos regionais e do território que os produz.

No projeto entregue pela bancada parlamentar do PSD, é exigido um pacote de apoios financeiros aos produtores para fazer face às enormes quebras nas vendas resultantes dos casos de botulismo identificados numa só marca, mas que levou a uma atitude de rejeição por parte dos consumidores. Uma linha de crédito de 30 milhões de euros e a redução do IVA da alheira de 23 para 6 por cento, são algumas das medidas que os deputados do PSD pretendem que venham a ser aprovadas no Parlamento.

De salientar que a Alheira de Mirandela movimenta anualmente trinta milhões de euros, sendo um setor que emprega atualmente mais de 500 pessoas.



PARTILHAR:

Político em julgamento por abuso sexual de menor

Mona Martins em exposição no Centro Cultural