Os pastores do concelho de Mogadouro prometem ficar alertar, não por causa dos ataques dos lobos aos seus rebanhos, mais sim pelo furto de cordeiros que se tem verificado nos últimos dias. Ao que foi possível apurar, quatro rebanhos foram já atacados pelos ladrões de gado, tendo sido levados algumas dezenas de animais com poucos meses de vida. Até agora, no posto da GNR de Mogadouro deram entrada três participações por furto de gado.

Só numa exploração de gado ovino situada na aldeia de Vale da Madre, que tem 380 cabeças, foram levados de uma só vez cerca de 30 cordeiros, o que corresponde a um prejuízo para o pastor superior a mil euros, já que cada animal pode valer no mercado cerca de 35 euros vivo.

\\" Os ladrões entraram no estábulo com facilidade. Conheciam bem a exploração, o sistema de segurança e a forma de como as portas eram trancadas. Por outro lado, sabiam bem o tipo de animal que procuravam,\\" relatou ao JN Alfredo Fernandes, um dos pastores lesados.

A proximidade do estábulo com Estrada Nacional 216 facilitou ainda mais a vida aos ladrões de gado já que o transporte foi feito de forma rápida e eficaz.

Apesar do frio que se faz sentir na região, os pastores prometem ficar atentos aos seus rebanhos e já é garantido que nas próximas noites deverão pernoitar junto dos animais.

\\" Os roubos acontecem de madrugada. Por esse motivo vou ficar vigilante, para que os ladrões não voltem ao estábulo para me darem prejuízo\\", afiança o pastor.

A GNR de Mogadouro tomou conta das ocorrências e está a investigar estes casos.



PARTILHAR:

Protecção Civil

Rei dos penhascos