A Comissão das Petições do Parlamento Europeu decidiu esta terça-feira, em Bruxelas, convidar as autoridades portuguesas e a Plataforma Sabor Livre, autora de queixas contra a construção a barragem do Sabor, para uma acareação.

«Vamos convidar ambas as partes, autoridades e peticionários, para virem a uma reunião da Comissão das Petições», disse a vice-presidente do órgão Chrysoula Paliadeli, sublinhando a complexidade do projecto que opõe a defesa do interesse nacional à da conservação da rede Natura.

A data desta diligência não ficou ainda definida.

A referida comissão analisou, hoje em Bruxelas, duas petições que lhe foram apresentadas, a primeira das quais de 2004 e a segundo de 2006, contra a construção da barragem do Sabor e ouviu a Comissão Europeia sobre a questão.

O representante do executivo de Bruxelas, Miguel de Aragão Soares, lembrou que foi já encerrado um processo de contencioso contra Portugal, levantado devido ao impacto ambiental do projecto.

Bruxelas considera que «as medidas de compensação e mitigação» assumidas pelas autoridades portuguesas são «ambiciosas».



PARTILHAR:

Jovem de 23 anos

Objectivo é detecção precoce