A barragem das Olgas, no concelho de Torre de Moncorvo, deverá começar a encher durante o primeiro trimestre de 2008, colmatando assim a necessidades de abastecimento de nove mil habitantes de sete freguesias, incluindo a sede concelho.

Segundo Alexandre Chaves, presidente do Conselho de Administração da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, \"a empreita encontra-se já nos 65% de execução\". O anuncio foi efectuado, anteontem, durante uma visita ao empreendimento e que juntou presidentes das juntas de freguesia e membros da Assembleia Municipal.

A barragem das Olgas custará cinco milhões de euros, sendo comparticipada em 85% pelo Fundo de Coesão Europeu. O empreendimento está a ser construído na ribeira do Arroio, a oito quilómetros de Torre de Moncorvo, sendo a sua principal missão reforçar o fornecimento de água à Estação de Tratamento do Arroio, que alimenta o subsistema das Olgas/Arrio, sendo estas uma das principais fontes de abastecimento de água à vila de Torre de Moncorvo, localidade que no Verão tem de recorrer a sistemas alternativos para garantir o abastecimento público.

A Administração da Águas de Trás-os-Montes do grupo Águas de Portugal anunciou a intenção de criar um nova empresa, que vai abranger todos os concelhos da região Norte do país, com a finalidade de gerir todo o abastecimento de água às populações em rede baixa, ou seja, desde que sai da estações de tratamento até ao consumidor final.

A nova empresa, que está em fase final de formação, \"para além de garantir água em qualidade e quantidade vai proporcionar ao consumidor final tarifas mais adequadas\", afirmou Alexandre Chaves, acrescentando que \"para além destes benefícios vai permitir um reforço e remodelação das redes de abastecimento\".



PARTILHAR:

Encontrada junto no Couto

Zona do Pioledo