A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a PSP de Vila Real assinaram um protocolo que visa a “promoção da segurança da comunidade académica”.

 

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) celebrou um protocolo com a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Real com o intuito de promover a segurança dos estudantes daquele estabelecimento de ensino superior.

Este acordo pretende garantir uma colaboração mais próxima entre estas duas entidades, sendo que a AAUTAD compromete-se a “detetar e sinalizar os problemas de segurança que afetem a comunidade estudantil e desenvolver campanhas de informação e sensibilização em parceria com a PSP”. Já a Polícia de Vila Real, por sua vez, compromete-se a “promover a segurança pública, de forma sempre eficaz, nos setores territoriais de intervenção prioritária”, mais precisamente no campus e na zona do Pioledo, bem como “promover a articulação com outros parceiros institucionais no âmbito deste protocolo e realizar ações de sensibilização e informação”.

O presidente da direção da AAUTAD salienta que a tónica deste protocolo passa apela palavra prevenção. “Este protocolo prende-se, essencialmente, com questões de proximidade e de antevisão dos problemas, ou seja, tentar atuar à priori em relação aos mesmos”, explicou André Coelho.

De sublinhar, ainda, que já no âmbito deste acordo, a PSP marcou presença no interior do recinto da Semana Académica da UTAD, não apenas a tratar da habitual segurança, mas também num âmbito mais preventivo, realizando testes de alcoolemia aos estudantes.

Segundo o comissário João Martins, da PSP, “bom senso, adequação e proporcionalidade” são os princípios que regem a Polícia e serão a “base deste bom relacionamento com a Associação académica e com os alunos da academia trasmontana”.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Documentário alerta para agonia das aldeias transmontanas

"Luxemburgo não seria o que é hoje sem a comunidade portuguesa"