De origens anteriores à nacionalidade, a vila de Freixo de Espada à Cinta recebeu, em 1152, carta de foral outorgada por D. Afonso Henriques, confirmando um documento condal de D. Henrique e de D. Teresa.

Este ano, a Câmara Municipal assinala o 850.º aniver- sário desse reconhecimento do concelho medieval, com o evidente lapso cronológico a ser compensado por uma série de iniciativas culturais.

Durante o período das comemorações dos 850 anos, a Câmara pretende dar a conhecer aos mais novos a história local e, ainda, mostrar ao exterior o potencial da região.

Das iniciativas, destaca-se o lançamento de material evocativo, como uma medalha, e de material promocional das potencialidades e das freguesias do concelho. Haverá, também, momentos evocativos da cultura concelhia, com destaque para uma homenagem aos missionários que partiram de Freixo para todo o Mundo. Será feita, também, uma evocação do poeta freixenista Guerra Junqueiro, com o lançamento de uma edição de \"Os Simples\", ilustrada por Graça Morais. Haverá, ainda, iniciativas vocacionadas para cada uma das seis freguesias.



PARTILHAR:

Desacordo com as recentes nomeações

Candidata do PS ataca