A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) deu, anteontem, parecer favorável ao plano de pormenor destinado ao local onde está prevista a construção de um hotel e «resort» de luxo,em Mesão Frio, pertencente ao grupo Douro Azul, do empresário Mário Ferreira.

Depois de vários meses de indefinições e críticas do empresário duriense à \"obstrução\" por parte do IPPAR em conceder autorização para o empreendimento, a CCDR-N, através do seu vice-presidente, Ricardo Magalhães, elogiou o projecto, cujo hotel de cinco estrelas representará um investimento 33 milhões de euros. Agora, o processo segue para a autarquia local para o respectivo licenciamento.

O hotel faz parte do grupo turístico Douro Azul é uma das sete unidades que foram recentemente homologadas pelo secretário de Estado do Turismo para a região do Douro.

\"Este pacote de investimentos, que inclui uma rede composta por cinco aldeias vinhateiras e uma escola de hotelaria em Lamego, representam um investimento superior a 60 milhões de euros e vai permitir qualificar a oferta e os serviços da região\", afirmou Ricardo Magalhães.

Segundo o responsável, este parecer favorável resultou de um trabalho conjunto entre o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), a Câmara de Mesão Frio e a CCDR-N, e que recebeu o acolhimento das três entidades.

Para Ricardo Magalhães, este empreendimento trata-se de um \"projecto âncora, de uma rede que está crescer qualificada e que vai ter implicações a montante e jusante, porque vai induzir novos programas e actividades\".

Depois de ter sido chumbado, em Outubro de 2005, pela CCDR-N por razões de \"preservação paisagística e ambiental\", o projecto hoteleiro foi reformulado no ano passado pelo grupo turístico Douro Azul, nomeadamente a sua disposição geográfica.



PARTILHAR:

«Torga foi vítima do jet set literário»

P.N. Montesinho rejeita eólicas