O Núcleo de Estudos e Protecção do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai devolver à liberdade três grifos. A iniciativa decocorre hoje, pelas 10.30, no Penedo Durão, em Freixo de Espada à Cinta.

As aves a soltar estiveram algum tempo no Centro de Recepção, Acolhimento e Tratamento de Animais Selvagens da UTAD. \"Estes animais costumam ser capturadas pelo homem, com veneno ou tiros; duas das que vamos soltar estavam em cativeiro\", explica o médico veterinário Roberto Sargo.

Os três grifos apresentavam-se \"muito debilitados\". Comparando-os a \"atletas de alta competição\", Roberto Sargo salientou que \"não podem estar em cativeiro\", sob pena de poderem morrer. Explica que nessa situação ganham peso muito rapidamente e, uma vez que a estrutura óssea não o suporta, acabam por ficar inutilizados. Impossibilitados de usar as patas para segurar o alimento acabam por morrer de fome.

Roberto Sargo adianta também que, no caso dos três abutres, a recuperação acabou por ser menos complicada do que seria de esperar, uma vez que, apesar de se apresentarem mal alimentados, apenas passaram três semanas em cativeiro.



PARTILHAR:

«Santo Soldado

«Turis Business Center»