Duarte Moreno garantiu na cerimónia evocativa do 25 de Abril que o concelho “tem hoje um projeto estabelecido, perfeitamente delineado e com financiamento assegurado para os próximos anos”.

 

O Município de Macedo de Cavaleiros assinalou o 25 de Abril numa cerimónia evocativa, esta manhã no Jardim 1º de Maio. Momento em que a Câmara Municipal estabeleceu acordos de cooperação com as 30 freguesias do concelho, baseados na transferência de competências e de um apoio global de perto de 200 mil euros, seguindo-se as intervenções dos presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.

Duarte Moreno referiu que a parceria alargada com as juntas de freguesia é “cumprir os valores de elevar e dignificar a função das autarquias locais e dos seus representantes”.

Aludindo aos 18 anos da elevação de Macedo de Cavaleiros a Cidade, que se cumprem a 13 de maio, o autarca defendeu que o concelho “é um local apetecível, que oferece condições aos macedenses para aqui permanecerem e atrair cada vez mais pessoas para nos visitarem ou aqui se fixarem”.

O edil lembrou, ainda, o programa de financiamentos comunitários assegurado, permitindo que Macedo de Cavaleiros tenha “um projeto estabelecido, perfeitamente delineado e com financiamento assegurado para os próximos anos”, o que permitirá, de acordo com o autarca, a concretização de infraestruturas há muito ambicionadas. “Finalmente conseguiremos intervir no Bairro de São Francisco, regenerar o Mercado Municipal e o Parque da Cidade”, assegurou Duarte Moreno, mostrando-se satisfeito pelo trabalho desenvolvido no mandato autárquico, “que a todos garante oportunidades para o futuro e assegura a convicta esperança no desenvolvimento do concelho”.

Já o presidente da Assembleia Municipal, na sua intervenção, destacou a resolução de muitos problemas no país ao longo de quatro décadas, acrescentando, no entanto, “que Abril ainda não conseguiu corrigir as assimetrias regionais, nem a desigualdade de oportunidades entre regiões desenvolvidas e as do interior”.

Lembrando alguns dos “novos problemas” da atualidade, tais como a taxa de desemprego ou “o crescente e preocupante despovoamento do interior”, António Afonso evidenciou o turismo, considerando que este “deve continuar a ser uma pedra fundamental no desenvolvimento” do concelho. “Se já tínhamos o Azibo e as suas potencialidades com os reconhecimentos nacionais, podemos também agora olhar para outra conquista recente, já com projeção internacional que é o Geopark Terras de Cavaleiros e temos fundadas expetativas de que será um dos pilares do nosso desenvolvimento”, aludiu o responsável, que evidenciou o setor agrícola, defendendo que a autarquia deveria criar um gabinete de apoio próprio, pois “poderia ser uma forte ajuda na captação de fundos durante este decisivo quadro comunitário”.

As comemorações do 25 de Abril de 1974 terminaram com uma visita a Vale de Prados, Pinhovelo, Chacim e Cortiços, antigas sedes de concelho, hoje integrantes do de Macedo de Cavaleiros.



PARTILHAR:

Suspeito de matar homem de 82 anos fica em prisão preventiva

Pista do Circuito Internacional de Montalegre ganha "salto" em 2018