Os últimos tempos ficaram marcados pelas chocantes declarações do Presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, quando disse que “Não se pode gastar todo o dinheiro em mulheres e álcool e, depois, pedir ajuda.”, numa clara alusão aos países europeus que estiveram sobre resgate financeiro, onde se inclui Portugal. Esta chocante e gravíssima escolha de palavras mereceram (e muito bem!) a reprovação e indignação de grande parte dos dirigentes dos Países Europeus, assumindo Portugal a dianteira na revolta contra estas afirmações.
Crónicas de ...
Uma das medidas do novo Orçamento de Estado (OE) que mais se tem falado é o aumento das pensões. A versão preliminar do OE 2017 introduz alterações ao pagamento de pensões, uma atualização, tendo por base o valor da inflação (estima-se que seja entre 0,7% e 0,8%) e um aumento de 10€ para as pensões abaixo de 628€ e que não tenham sido alvo de atualização, superior à inflação, nos períodos entre 2011 e 2015.
Publicada em: 17/11/2016 - 16:39
O resultado do referendo (Brexit) e a escassa diferença eleitoral são consequências de uma população dividida e pouco esclarecida sobre aquilo que é a UE e aquilo que esta significa nas suas vidas.
Sobrepôs-se o nacionalismo, a xenofobia e o racismo sobre os valores europeus. Não significa isso que o Reino Unido rejeite a paz ou prosperidade, mas a solidariedade britânica é fortemente afetada. Até porque o Reino Unido há muito que considera a UE um travão ao seu próprio desenvolvimento. Esta ideia está longe de ser correta.
Publicada em: 25/07/2016 - 12:01