“Traffic Jam” em Pequim

Muitos já me perguntaram como é o trânsito aqui em Pequim e se alguma vez penso em arranjar aqui carro!

Em resposta a essa dúvida, até de bicicleta me recuso a andar!...

Pequim é caótica relativamente às estradas: imensos carros, imensas motorizadas, e bicicletas outras tantas!

As regras de trânsito existem para quem as quer seguir e os chineses são tão distraídos que raramente reparam nas cores do semáforo… Ou isso, ou são daltónicos… Por isso, às vezes somos surpreendidos com alguns carros que passaram o vermelho no semáforo.

As motorizadas, sejam das empresas de entregas ou de privados, andam em todas as direções possíveis e literalmente atravessam-se à nossa frente seja em passadeiras, ou passeios…

Já vi alguns acidentes e algumas motos tombadas pelos carros… acredito mesmo que eles andam no mundo da lua…

Felizmente, nem sempre andam a acelerar o que possibilita que os toques não sejam assim tão grandes ou graves. Mas, ainda assim, continuo com receio em pegar aqui numa bicicleta, se bem que, até andar a pé já é perigo suficiente: ninguém para nas passadeiras, simplesmente temos de encontrar uma abertura e passar, haja passadeira ou não! Já para não falar quando somos surpreendidos por uma mota a vir na nossa direção quando estamos calmamente a caminhar no passeio…

As horas de ponta são mesmo muito congestionadas e Pequim tem a peculiaridade em funcionar apenas em eixos X e Y. Não há transversais ou ruas que atravessam outras que não sejam num angulo de 90º, baseia-se tudo nas direções Norte-Sul, Este-Oeste. A juntar a tudo isto, vem o excesso de carros, o que amplifica o congestionamento…

Como Pequim tenta evitar? Pois bem, os carros não podem andar na estrada todos os dias. Durante os 7 dias da semana, um dia estão proibidos de andar nas estradas e este dia é fixo durante 3 meses. Ao fim desses 3 meses, o dia muda, e assim é de 3 em 3 meses.

Outra situação, é que comprar carro em Pequim não é fácil…. Poderia bastar dinheiro para comprar carro, mas aqui, é como jogar na lotaria…

É verdade!...

A partir do momento que se toma a decisão de comprar carro, entra-se na fila de espera, cuja escolha é literalmente aleatória, podendo durar apenas 1 ou 2 meses ou mais de 3 anos.

Isto não só serve para evitar o trânsito e o congestionamento, mas também para controlar os níveis de poluição. No entanto, residentes de Pequim que estejam na cidade à mais de 5 ou 8 anos, podem comprar o seu carro sem esperar pela lotaria…

Estes métodos são por si, bastante peculiares e engraçados. O facto de uma vez por semana o carro ter de ficar em casa parece-me ser algo que pode funcionar bem, uma vez que o incumprimento também leva a uma multa de valores bem altos. No entanto, imagino esta regra ser aplicada em Lisboa ou Porto, o alvoroço que isso iria provocar entre os cidadãos…. Começo a achar que nós portugueses conseguimos ser ainda mais peculiares que os Chineses, com a diferença de não andarmos no mundo da Lua, mas sim bem conscientes do que fazemos…

Apesar disto tudo, Pequim, continua congestionada durante a semana e, principalmente, nas horas de ponta (Não imaginam o silêncio que é durante o dia aos fins de semana).

Já eu, continuo a optar por andar de metro e sempre que tenho mais pressa ou não estou para mudanças de linhas, chamo sempre um carro! Assim consigo evitar algum stress num mundo a “high speed” como este….

Ana Carmo

Pequim


Partilhar:

+ Crónicas