Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

Mirandela: o povo de Vale Maior caiu no engodo

No passado mês de agosto, estando no gozo das minhas férias, passei diversas vezes em Vale Maior, aldeia anexa da freguesia de Vale de Gouvinhas, no concelho de Mirandela. Mal se podia circular na aldeia, devido às obras para a colocação da rede de distribuição de água e saneamento, dado que existiam fossas e esgotos a céu aberto. A boca de incêndio que está no meio da aldeia, estava - e assim continua - inoperacional. Em caso de incêndio... Aqui D'El Rei. Acudam! 

O município de Mirandela, em pleno ano de 2021, ainda tem aldeias sem água da rede pública nem saneamento; isto para não falar na rede móvel e Internet - um caos para mim, sempre que era necessário aceder à Internet para descarregar ficheiros, telefonar a alguém, enfim... entrar em contacto com o mundo. Tinha de andar à procura de um local onde o sinal fosse menos mau.

No final do mês de outubro, fui lançar duas obras poéticas, minhas, no Flor de Sal Restaurante em Mirandela; e resolvi passar por Vale Maior, para ir visitar amigos a Mosteiró. Quereis saber o que vi?

Ruas em modo de estaleiro; tive de circular com todo o cuidado; era noite cerrada e estava a chover; o chão enlameado e eu com medo de ter um acidente, dadas as condições de aderência do piso e a extrema inclinação das ruas, na saída para Mosteiró.

Pus-me a pensar: por que razão é que esta obra ainda não está concluída? Será que o contrato da Câmara com o empreiteiro, era só para fingir que se faziam as obras - enganando o povo até às eleições? Será que é mais uma obra de Santa Engrácia, para o concelho?

Tentei informar-me. 

Nos dias imediatos às eleições, tanto as máquinas como os trabalhadores… sumiram. Adeus, obra!

O povo é humilde e honesto; e vendo as obras a avançar acreditou na candidata do PS, à Câmara Municipal de Mirandela.

O grave problema está em quem é useiro e vezeiro destas práticas: antes das eleições, começa a fingir que faz as obras; no dia seguinte, toca em retirada sem concluir as obras.

É uma vergonha o que se passa em Vale Maior, nomeadamente, com o período de chuvas à porta. 

A Câmara Municipal de Mirandela, devia pensar se é este o exemplo de boas práticas que quer dar aos munícipes.

 

© Teresa do Amparo Ferreira, 05-11-2021

 

Fotos:      Vale Maior

 

 

 

 


Partilhar:

+ Crónicas