Alexandre Parafita

Alexandre Parafita

Aí estão os rankings… que valem coisa nenhuma

De novo estão aí os rankings das escolas. Para encher páginas de jornais e espaços televisivos. E nada mais. Porque, em boa verdade, está-se a falar daquilo que toda a gente já sabe. Está-se a explorar o óbvio. E explorar o óbvio mais não é que uma forma ridícula de legitimar a imbecilidade.

Conheço bem, e por dentro, as duas realidades. E se na avaliação para os rankings não é levada em conta a realidade das dezenas e dezenas de escolas públicas deste país sobrecarregadas de problemas (alunos que transportam para lá toda a espécie de dramas, alguns mal nutridos, outros violentos, a polícia a ser chamada a todo o momento, famílias a viver na miséria, desestruturadas, pais desempregados ou a sobreviver com o rendimento mínimo, outros nas cadeias, alunos que agridem a torto e a direito, mães que entram pela escola dentro e esbofeteiam professores, negócios de droga nas imediações, recreios que mais parecem presídios, outros transformados em infernos de selvajaria, uma classe docente de idade avançada…), então as regras do jogo estão viciadas.

Se ao menos estes rankings servissem para mudar alguma coisa no que toca às escolas públicas, vá que não vá. Mas, infelizmente, não servem para nada.

 


Partilhar:

+ Crónicas